Serviço

Exposição AUTOCHOQUE – Um Ensaio Sobre Impactos Local: Usina do Gasômetro Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551 – Porto Alegre - RS Abertura: 6 de maio, 19h Período de visitação: de 7 a 31 de maio de 2010, terças a domingos das 14h às 21h, com entrada franca »

NO LUGAR CERTO|NO MOMENTO EXATO

RSS Feed Twitter Facebook

Você está Doente ou já é uma Fantasma.

14 maio 2010



O início de “Você está doente ou já é uma Fantasma” como trilha para a abertura de um airbag.

Música vinda do SAÍDA DE EMERGÊNCIA, xifópago do Autochoque (para saber mais, clique aqui e aqui). A música "Você está Doente ou já é uma Fantasma" tem como musa a Varíola (doença extinta em 1980) e especula, em sua letra, sobre a possibilidade de seu retorno e as conseqüências desastrosas deste revival. Esta hipótese, lamentavelmente, não é tão absurda: laboratórios estadunidenses e russos guardam ainda amostras do vírus e, apesar de tentativas diplomáticas para que o mesmo seja extinto, um acordo neste sentido não se concretizou. Caso houvesse um surto epidêmico da Varíola, não haveria tempo hábil para a produção de vacina e, até que a mesma fosse oferecida massivamente, certamente algum conhecido seu - ou mesmo você - estaria kaput. Logo, o refrão (como toda boa canção pop deve ter) era "Você está Doente, ou já é uma Fantasma?", um diálogo sempre extraordinariamente possível na zona de luscofusco entre vivos e mortos. Este refrão acabou virando um bordão entre os Íos - por exemplo, quando alguém estava gripado e com uma péssima aparência, perguntava-se, com educação, "Você está Doente ou já é uma Fantasma?"


Para saber mais sobre o fascinante mundo das doenças contagiosas, leia A História e suas Epidemias, de Stefan Cunha Ujvari.

0 comentários:

Postar um comentário